sábado, 17 de agosto de 2013

A Lista Negra

A Lista Negra

“Isso era apenas outra coisa que Nick tinha roubado de mim, de todos nós, naquele dia. Ele não roubou apenas a nossa inocência e sensação de bem-estar. Ele também conseguiu roubar nossas memórias.”
Sabe aquele livro que você quer que todos leiam pra poder refletir sobre a vida? Esse é um deles! Trata o bullying de uma forma muito delicada e real.
Valerie tem o seu namorado fazendo um atentado na escola. Isso mesmo. E pior, ele matou a maioria das pessoas que estavam na lista negra, uma seleção de pessoas que eles odiavam. Valeria salva uma menina que ela odeia e acaba sendo atingida por um tiro, Nick vendo isso se suicida na frente dela. Agora, ela tem que voltar pro ensino médio e aguentar as consequências das ações de Nick.
A todo o momento Valerie tem uma mistura de emoções. Ela não consegue conciliar o namorado atencioso com a pessoa que atirou na escola. Ela não sabe se deve amar ou odiar Nick como todo mundo.  Em alguns momentos, ela não sabe se sente agradecida por isso, afinal não era isso que queria? Quem nunca desejou o mal para uma pessoa que te irrita ou que te humilha? Quem nunca comentou com alguém que não aguenta mais ver a cara de tal pessoa? Valerie faz isso, mas não esperava que acontecesse de verdade. Ela pensa em Nick como o namorado amoroso que sempre a escutava e que tinham tanto em comum, ela não conseguia perceber os sinais que ele dava ou que fosse capaz de fazer isso de verdade.
O que achei bem legal no livro é que mostra de forma bem real o tratamento dos pais e amigos com ela e o interessante é que a autora deixa você decidir se Valerie é culpada ou não. Ela estava certa em produzir uma lista com pessoas que ela odiava? Como ela não percebeu o que Nick planejava?
Além de viver com a culpa de ter contribuído pra isso, Valerie tem que viver com as acusações das pessoas. Seus amigos não querem ser vistos com ela, o casamento dos seus pais não é mais o mesmo depois do que aconteceu e ela ainda tenta entender o porquê de Nick ter feito isso.
O livro faz você pensar nas atitudes que você tem com as pessoas e as consequências que pode ocorrer com qualquer ação ou comentário em que pode machucar.
É o livro de estreia de Jennifer Brown e o único lançado no Brasil, mas quando lançar outros pode ter certeza que vou ler!  Achei essa capa maravilhosa.
Se tornou um dos meus livros favoritos e realmente mexeu comigo. Li em dois dias (o que para mim é muito rápido) chorei em algumas partes e fiquei pensando sobre o livro durante semanas. Li o livro faz alguns meses e sempre que penso nele as emoções que senti enquanto lia vem da mesma forma. Recomendo o livro a todos!
natalia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça três blogueiras felizes com uma comentada só!