sábado, 17 de agosto de 2013

O Futuro de Nós Dois

Imagens_Ebooks_DLD_9788501403346

“Nos últimos cinco dias, tenho tentado entender por que isso acontece comigo e como posso mudar as coisas para que não aconteça de novo. Mas estou começando a me perguntar se isso realmente não tem a ver com o futuro. Talvez tenha tudo a ver com o que acontece agora.”
Vocês não sabem a ansiedade que eu estava para ler esse livro! Primeiro porque é um livro do Jay Asher, autor de Os 13 Porquês (que é um livro que eu amo) e segundo porque a sinopse prometia uma história interessante. E não me decepcionei. Quanto tempo que eu não lia um romance entre melhores amigos… Eu e Mariana adoramos esse tipo de romance!
O livro de Jay Asher e Carolyn Mackeler conta a história dos amigos Emma e Josh e se passa em 1996. Época em que não era toda casa que tinha um computador, a internet era discada e não era todo mundo que tinha um celular. Emma ganha um computador de seu pai, um presente porque sua nova mulher ganhou um bebê, e Josh entrega-lhe um CD-ROM da AOL com acesso gratuito a internet, mas a amizade de Josh e Emma não é mais a mesma devido a um incidente que aconteceu há seis meses depois deles terem ido assistir Toy Story.
Depois de ter se conectado a internet, Emma faz a sua conta de email e vai enviar seu primeiro email para sua melhor amiga, mas ela é direcionada a uma nova página que é o Facebook! Confusa com todas as imagens e palavras nessa nova página ela não entende nada até que vê uma foto logo embaixo da faixa azul e acha a mulher da foto conhecida demais. Quando clica em cima da foto, aparece uma nova página cheia de dados que por acaso são iguais aos dela, como o colégio em que estudou e a sua data de nascimento. Assustada, ela resolve ir tirar satisfações com Josh achando que era uma brincadeira dele, mas ele também não consegue entender e acha que alguém está brincando com eles fazendo com que acreditem que é o futuro deles.
Mas depois de um tempo eles conseguem acreditar que é o futuro deles que está sendo exposto ali.  Através das coisas que lê, Emma consegue perceber que o seu eu do futuro não está feliz, então ela tenta fazer alguma coisa sobre isso. Josh vê qual é o seu futuro no Facebook e não poderia gostar mais, afinal ele está casado com Sydney Mills, a garota mais bonita do colégio. Quando percebe que alguma atitude no presente pode fazer mudanças no futuro, Emma logo tenta tomar alguma atitude para que não seja infeliz no futuro, mas Josh tem medo que possa afetar também o seu futuro perfeito.
O livro levanta umas questões muito boas. Para mim faz uma leve crítica sobre o quanto nós divulgamos nossa vida nas redes sociais e com o quanto nós ficamos dependentes disso. Emma fica viciada em ver o que está acontecendo no seu futuro e se alguma coisa foi alterada no pouco tempo em que não estava conectada.
Fiquei imaginando se isso acontecesse comigo, se eu tivesse acesso ao meu futuro e visse coisas que iriam acontecer comigo e com meus amigos se eu ia querer alterar ou não, como Emma fica em dúvida em fazer quando descobre o futuro da sua melhor amiga. O livro também faz a gente pensar que o nosso destino não está traçado e sim que o nosso futuro depende das nossas atitudes do presente.
A leitura é super ágil alternando o ponto de vista entre Josh e Emma e como os capítulos são pequenos você nem sente que está acabando. Faz algumas referências aos anos 90, principalmente na música. Quando eu acabei o livro eu já quis começar a reler. Eu adorei o livro, achei a história boa e os personagens ótimos. Os direitos de adaptação foram comprados pela Warner Bros e estou torcendo que não demore muito para ter mais informações. Recomendo muito o livro, mas se você está esperando algo como o outro livro do Jay Asher saiba que você vai encontrar algo super diferente!
Confira o book trailer do livro:

natalia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça três blogueiras felizes com uma comentada só!