sábado, 30 de novembro de 2013

Sound of Noise


Sound of Noise é um filme sueco de 2010, escrito e dirigido por Johannes Stjärne Nilsson e Ola Simonsson. Conta a história de um grupo de músicos que promovem intervenções musicais na cidade em que vivem, muitas vezes de forma ilegal. Por isso, passam a ser investigados por Amadeus Warnebring, um policial que vem de uma família de músicos e nunca teve talento para a música.

Amadeus é, sem sombra de dúvidas, o personagem mais interessante do filme. Nascido numa família musical, foi estimulado a desenvolver uma veia artística desde criança, mas nunca teve tino para a música, nem tampouco gosta dela. O que Amadeus realmente gosta é do silêncio. Quando se vê confrontado com crimes praticados por um grupo de músicos, parece que a própria música voltou para assombrá-lo. É irônico como os pais o chamaram de Amadeus (o nome de um dos maiores gênios da música, Mozart) na esperança de ter mais um músico na família, sendo que ele se revelou um fracasso nisso.

Esses não são músicos quaisquer. Liderados por Sanna, eles tocam uma peça composta por um dos outros músicos, sendo todos eles bateristas.  A proposta é levar boa música para a cidade, pois eles acreditam que a música que circula ali não é a ideal. Assim, eles tomam lugares públicos de assalto, “roubando” sons cotidianos a favor da música. Baseada na ideia de John Cage de que todo som pode constituir música, a peça é toda feita de ruídos e barulhos do dia a dia, que juntos, formam a melodia. 

O movimento final, criado pelo próprio Amadeus, é apoteótico e envolve a cidade de uma maneira que a peça criada pelos outros músicos não o faz (pois esta acontece em espaços isolados e para um limitado número de pessoas, enquanto aquela pode ser ouvida em todos os cantos). E mais do que musical, é visual, pois além da música, faz uso das luzes da cidade. É como se toda a cidade fosse transformada numa escultura sonora, criada por Amadeus e tocada pelos bateristas. Assim, Amadeus aprende que qualquer um pode fazer música, mesmo que não se tenha o suposto “dom musical”, no sentido tradicional.

Sound of Noise é um filme excelente, tanto para quem gosta, quanto para quem não gosta de música.



E quem quiser assistir o filme, pode ver no Youtube clicando nesse link aqui (o filme está com legendas em inglês).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça três blogueiras felizes com uma comentada só!