sábado, 29 de março de 2014

Simplesmente Ana


Ana Carina é uma garota normal que vive em Minas Gerais e faz faculdade de Direito. Ela nunca conheceu o pai, pois ele abandonou a mãe ao saber da gravidez. Até que ela recebe uma mensagem misteriosa no Facebook de um homem que diz ser seu pai. Acontece que ele não é um homem qualquer. O pai de Ana é nada mais nada menos do que Andrej Marcov, o rei de um pequeno país europeu chamado Krósvia. E assim, a vida de Ana muda do dia pra noite.

Confesso que a princípio fiquei meio ressabiada com o livro porque convenhamos: a história parece muito com O Diário da Princesa. Mas, eu estava na Bienal, o livro estava vinte reais, a autora estava lá pra autografar... E bom, é um livro de princesa, né? Eu não resisto a princesas. Então comprei, a Marina Carvalho foi extremamente simpática e educada (uma verdadeira princesa!) e autografou o meu exemplar. E foi só esse ano que eu li o livro. A pergunta que fica é: por que demorei tanto?????

Simplesmente Ana é um livro adorável! A única coisa que tem em comum com O Diário da Princesa é essa coisa de menina que se descobre princesa. Porque fora isso, o livro é bem diferente e bem brasileiro!

Tudo começa por Ana, que não é nem de longe parecida com Mia. Ela não é aquelas protagonistas que se acham feias, mas na verdade são lindas (alô Nora de Hush Hush), e também não fica de mimimi. É claro que descobrir de uma hora pra outra que toda a sua vida foi uma mentira não deve ser nada fácil, mas passado o choque inicial, Ana consegue lidar com a situação da melhor maneira possível. Ana, pra mim, é um personagem completo. A autora soube criar várias facetas para ela: a Ana vaidosa, a Ana apaixonada, a Ana caridosa, a Ana bem humorada, a Ana cozinheira (siiiiim, ela faz vários pratos brasileiros enquanto está no castelo), mas acima de tudo, a Ana que veio lá de longe, que nunca teve um pai e que luta pra se encaixar na nova posição de filha e, pior ainda, princesa. 

Acontece que Andrej quer que ela vá para a Krósvia passar um tempo com ele, e depois de muito relutar, ela aceita. Agora Ana vai morar num castelo!!! Lá, ela se aproxima mais de seu pai (que é maravilhoso! Mas como era de se esperar de um rei, muito atarefado) e conhece outras pessoas, como Irina, algo como a secretária do castelo (eu shippo Andrina ok!), e Karenina, a cozinheira. Kare merece uma menção especial porque ela é aquele tipo de cozinheira gorducha, toda fofa e simpática que faz as melhores comidas do mundo! Ai, Karenina, vem morar aqui em casa, por favor? Porém, nem tudo são flores... Ana também conhece Alexander, enteado de seu pai, e um antipático de marca maior!

Podemos falar de Alexander? Obrigada. MEU DEUS, VEM PRO MEU MUNDOOOOOOO! No começo, Alex é bem antipático e grosso, mas logo ele mostra que é um homem incrível! Ele leva Ana para passear e conhecer vários recantos escondidos da Krósvia, conta a ela sobre histórias dos antepassados da família real e, basicamente, faz tudo por ela. Além de tudo isso, Alex é um mal caminho inteiro (só um pedaço não é suficiente para descrevê-lo)! Seu único defeito é ter uma namorada detestável, Laika (que Ana apelida carinhosamente de Nome de Cachorro).

Apesar de ser uma história difícil de acontecer, Marina Carvalho conseguiu torná-la extremamente crível através dos personagens. Ana é aquela garota que você encontra na faculdade, que pode ser sua vizinha, que passa por você na rua etc. Enfim, a típica girl next door. A linguagem coloquial do livro também contribui pra isso, tornando tudo mais próximo da nossa realidade. Confesso que em alguns momentos, senti falta de um pouco de seriedade por parte de Ana, que sempre tinha uma expressão bem brasileira e caricata pra todos os momentos, mas nada que prejudicasse a leitura.

E já que estou falando de linguagem, acho legal ressaltar que a autora tomou o cuidado de frisar a todo o momento a língua que os personagens falavam. Ana não falava krósvi, a língua da Krósvia, mas todo mundo por lá falava inglês e foi assim que ela conseguiu se comunicar. Gostei particularmente, do uso da palavra saudade, que Ana fez questão de falar em português, mesmo que ninguém entendesse, pois é uma palavra que só existe na nossa língua e significa muito para todos nós. Vocês conseguem se imaginar vivendo em um mundo em que saudade não existe???? Muito estranho.

Então, fazendo uma pesquisa, como sempre faço antes de postar qualquer coisa aqui, descubro que Simplesmente Ana é uma série! Eu, sinceramente, não entendi o por que disso tudo, visto que o final do primeiro livro é bem redondinho. Porém, Simplesmente Ana 2 deve ser lançado no segundo semestre desse ano e a autora já está trabalhando em Simplesmente Ana 3.

Por mais que eu ache que nada disso é necessário, não posso perder a chance de encontrar Alex novamente! E também espero ver mais de Estela, a melhor amiga de Ana que ficou no Brasil e, por isso, não teve tanto destaque assim. Mas eu acredito que Estela é uma ótima personagem e por isso, gostaria de conhecê-la melhor. Pense nisso com carinho, Marina!

Simplesmente Ana é um livro muito bem-humorado e que vai te deixar sonhando com o dia em que você vai descobrir que você realmente é uma princesa (eu sei que eu sou)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça três blogueiras felizes com uma comentada só!