quarta-feira, 28 de maio de 2014

No acostamento da Jellicoe Road eu sentei e chorei



Falar de On The Jellicoe Road é difícil por dois motivos. O primeiro é que no começo a história é confusa e você não entende nada, por isso eu não posso falar demais pra não dar spoiler. E o segundo é que é tanta dor que eu nem sei por onde começar. Mas eu vou tentar.

O livro conta duas histórias que acontecem em épocas diferentes, mas tem o mesmo ponto de partida: a Jellicoe Road. Nos anos 1980, duas famílias têm suas histórias cruzadas por essa estrada em um terrível acidente que mata membros de ambas. E no presente, conhecemos Taylor Markham, garota que foi abandonada por sua mãe na mesma estrada quando era criança.

Taylor foi levada por Hannah para a Jellicoe School, um internato onde ela estuda e mora até hoje. Hannah mora no rio perto da escola e meio que toma conta dos alunos. Porém, um belo dia Hannah vai embora sem deixar explicações e Taylor fica furiosa e perdida. Pra piorar, a guerra está para começar. E enquanto lidera a sua escola no confronto, ela tenta descobrir para onde Hannah foi. Como se não bastasse, um menino de seu passado está de volta nesse verão e com ele volta a necessidade de descobrir sobre sua vida, o que levou sua mãe a lhe abandonar e onde ela está.

A princípio, é difícil entender o que está acontecendo nesse livro. O prólogo é sobre o tal acidente, mas o próximo capítulo já é sobre Taylor, Hannah e a guerra e aí sua mente explode porque nada parece fazer sentido e você se pergunta onde estão aqueles personagens do início. Quando eles aparecem de novo, tudo fica mais confuso, pois eles parecem ser personagens de uma história dentro de outra história e qual o sentido nisso? Aos poucos, vamos descobrindo junto com Taylor quem são aqueles personagens e quando a gente entende porque a história deles está sendo contada, é um momento de epifania pela genialidade da Melina Marchetta.

Um ponto alto do livro são os personagens, tanto os principais quanto os secundários. Cada um deles é TÃO bem construído que parece que você os conhece desde sempre. E todos têm seu espaço. Até alguém que aparece do nada e parece que não tem relevância nenhuma, na verdade tem todo um background (I’m looking at you, Sam). Esse livro é tipo um personagem-gasm.

 Taylor é bem badass, mas ao mesmo tempo tem um lado frágil que inevitavelmente aparece, mesmo que ela queira esquecer tudo que já aconteceu com ela. E quando eu digo tudo eu realmente quero dizer coisas muito ruins. E então temos Jonah, um menino que a princípio parece ser só mais um idiota dos Cadetes, mas na verdade não é nada disso. E nesse momento só uma expressão em inglês pode descrever o que eu acho dele: there’s so much more to him than meets the eye. Que seria algo como dizer que uma pessoa é muito mais interessante e complicada do que aparenta ser. Santangelo e Raffy (uma menina da casa de Taylor que tem uma ligação com Santangelo) são os mais divertidos, pois vivem como gato e rato, mas claramente se amam.

A amizade que se forma entre esses quatro é incrível de tão improvável que é, visto que eles são inimigos nas guerras territoriais, mas é uma das melhores coisas do livro. Os diálogos entre os quatro são lindos, tristes, e até engraçados e esse é basicamente o tom de todo o livro, essa mistura de sentimentos e tudo mais. Os momentos que eles passam juntos na Prayer Tree (uma árvore no território dos Cadetes que eu imagino que seja a árvore mais linda do mundo... e olha que eu conheço muitas árvores bonitas) são a minha coisa favorita <3

E ainda tem os personagens da outra história do livro, a que acontece no passado. Narnie, Webb, Fitz, Jude e Tate. E nossa, eles são tão complicados! Mesmo entendendo os eventos da história deles, eu acho que não consegui realmente entender eles. E é por isso que eu acho que esse livro não foi o suficiente pra eles. Embora eu tenha me apegado mais aos personagens do presente, são esses do passado que eu gostaria de ler mais sobre. Um outro livro ou até um pequeno conto, que fosse, pra eu poder entender o que se passou com eles e entre eles. Se alguém aí conhecer a Melina, pfvr fale isso pra ela

Outra coisa interessante nessas histórias é como reflexões sobre morte, perda e luto permeiam todo o texto. Grande parte do livro é um mistério, mas também há espaço pra diversão e romance e me surpreende que no meio disso tudo a Melina conseguiu enfiar coisas desse tipo.

Acho importante mencionar que a Melina escreveu o script da adaptação cinematográfica do livro. SIM, JELLICOE ROAD VAI VIRAR FILME!!!!!!! Ela já adiantou que muitas coisas vão ser diferentes, com muitas cenas e diálogos novos. Se você quiser saber mais sobre isso, tem todo um post no blog dela sobre isso, é só clicar aqui.

Mapa dos territórios na área da Jellicoe Road (falta a cidade)
O que eu não conseguia entender era essa tal guerra. Acontece que durante o verão, uma escola só para meninos de outra cidade montava acampamento do outro lado do rio de Hannah e com o passar dos anos, uma guerra começou. As três facções envolvidas são: os Cadetes, que ficam do outro lado do rio; os estudantes do internato de Taylor; e os Townies, que é a galera da cidade de Jellicoe. Cada um dos grupos tem seu território e se alguém traspassar as fronteiras, podem haver conseqüências. Esse ano, Taylor foi escolhida como a líder de sua facção, Jonah Griggs é o líder dos cadetes e Santangelo é o líder dos Townies.  

Eu simplesmente não consegui entender o POR QUE disso!!!!!! Não faz sentido!!! Ninguém ali é dono de nada então eles não podiam impedir ninguém de ir aonde eles quisessem. Mas mesmo assim, TODO MUNDO levava essa “guerra” muito a sério. Eu já estava de saco cheio disso tudo até descobrir o porque da guerra e como ela começou e aí eu fiquei mais bolada ainda porque se tornou uma coisa totalmente diferente do que era originalmente e arrrrgh.

É por isso que eu acho válido reler o livro. Quando você lê a primeira vez e não entende nada, muitos detalhes podem passar despercebidos. E aí você lê de novo e vê que não tem UMA FRASE que não tenha a ver com a história e é incrível como essa mulher conseguiu pensar nisso tudo e mais ainda, articular de uma maneira que te deixa no chão.

Esse é um livro sobre a Taylor. E é um livro sobre a Hannah. Também é um livro sobre as crianças do passado. E sobre o Jonah. E sobre a Jessa. E o Hermit. E o garoto da árvore. Mas acima de tudo, esse é um livro sobre a Jellicoe Road, a estrada mais bonita que você já viu.

* O nível de inglês é médio

Um comentário:

  1. Caraca, eu sempre leio ótimos comentários sobre esse livro, mas confesso que nunca tinha procurado saber mais sobre a história.
    Nossa, fiquei super curiosa, sem falar que sou apaixonada pelos anos 80 e só de saber que a história se passa nessa época eu fico animada, rsrs. Mas série, fiquei muito curiosa.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir

Faça três blogueiras felizes com uma comentada só!