sexta-feira, 29 de abril de 2016

Uma websérie dos deuses



Então eu meio que cansei de webséries... Dois anos atrás eu era absolutamente viciada nelas, assistia mil e uma ao mesmo tempo e até ajudei a legendar uma pro português. Mas do mesmo jeito que o surto veio, ele foi embora. Parei de me interessar, comecei a ter muita preguiça de ficar entrando no youtube constantemente pra ver os episódios novos e acabei deixando pra lá. Até que Ed e Imogen voltaram pra minha vida.

Imoged, como foram carinhosamente apelidados, são os responsáveis por uma das minhas webséries favoritas, Jules and Monty. Eles até fizeram uma outra série depois dessa (chamada Wave Jacked), mas eu não gostei muito e nem acompanhei até o final. Agora eles voltaram com uma nova produção que é tão boa, mas tão boa que está até me fazendo reconsiderar essa mídia que eu pensava já ter esquecido.

babiesssssssss
Pantheon University fala sobre como seria se deuses, heróis e outros personagens da mitologia e das tragédias gregas frequentassem uma universidade americana, que dá o título da série. Temos Zeus como o presidente de uma fraternidade e o maior babaca do campus; Hera, a namorada ciumenta e levemente psicótica de Zeus; Athena, a conselheira da galera, aquela que escuta a todos e tem sempre um bom conselho a oferecer; Afrodite, a responsável por uma espécie de Tinder, focado inteiramente em sexo casual e por aí vai... O ponto de partida é uma festa da fraternidade de Zeus, onde todos os personagens estão presentes e também onde todo o drama explode. Mas a partir daí, é por sua conta. 

Digo isso porque essa série foi feita de um jeito diferente: cada episódio é centrado em um personagem específico e conta a história dele, que pode ou não estar envolvida com os acontecimentos da festa. Alguns personagens têm arcos mais complexos, que precisam dos episódios dos demais para serem totalmente compreendidos, enquanto outros têm histórias completamente independentes, fazendo com que seu episódio funcione quase como um curta. Portanto, e isso é algo defendido pelos próprios criadores, não existe uma ordem 100% correta de se assistir a série, você pode fazer do jeito que preferir (ou seguir a playlist que tem no canal) (pessoalmente, eu recomendaria assistir o do Zeus primeiro também). O importante é que o Finale seja o último episódio assistido, pra não rolar spoilers, né? E mais, eles liberaram todos os episódios no mesmo dia, no melhor estilo Netflix.

eu amo Athena e vou protegela
Eu, particularmente, achei essa forma de veiculação genial. É quase como se a série fosse um quebra-cabeça todo desmontado lá no episódio do Zeus, e conforme você vai assistindo os outros, as peças vão se encaixando, e quando chega no Finale tá tudo pronto. E no meio disso tudo ainda tem alguns episódios soltos que te ajudam a dar uma respirada. Pra alguém que andava de saco cheio dessa história de websérie, Panth U acabou sendo uma experiência revigorante e única.

Fora que pra quem acompanha o trabalho de Imoged desde o início, como eu, é notável o amadurecimento do processo criativo deles e como, cada vez mais, eles parecem profissionais. Tinha alguns episódios que eu ficava embasbacada porque era tudo tão bonito e tão bem feito que mal dava pra acreditar que foi tudo feito por estudantes universitários. Cada personagem tem um arco bem determinado e questões importantes envolvidas nele e são todos tão fofos e carismáticos que você realmente se importa com cada um (Athena </3 Hera </3). E os diálogos.......... *sighs*

SO BEAUTIFUL SO PURE
A produção tem o selo Tufts de qualidade, e os atores são ótimos (salvo raras exceções *cof cof Hércules cof cof*), como já era de se esperar. Eles conseguiram fazer até um FUCKING EPISÓDIO MUSICAL, I rest my case. É o tipo de coisa que faz você se perguntar do que eles vão ser capazes quando se formarem e tiverem ainda mais condições técnicas de produzir. E bom, a trilha sonora é aquela coisa linda de sempre, composta por bandas e cantores do cenário independente e universitário dos EUA. 

E claro, em se tratando de uma adaptação contemporânea de algo clássico, é sempre interessante perceber como as histórias originais foram trazidas para os dias de hoje. Eu nunca esperaria me importar TANTO com a Hera, reconhecidamente a psycho bitch do Olimpo, mas parece que eu a entendi pela primeira vez depois de ver a série e só queria que tudo ficasse bem pra ela. E Zeus............ Sinceramente, esse vai ser babaca em qualquer adaptação. Também gosto de como o figurino incorporou símbolos e traços da mitologia, como por exemplo, o raio de Zeus e o sol de Apolo (que aqui é uma menina! yay!). Vou parar por aqui senão vou ficar uma vida enumerando tudo que eu gostei na série...

Deixo vocês com o trailer de Pantheon University só pra dar um gostinho. Mas pelo amor dos deuses, não fiquem só nisso, corram pro youtube (só clicar aqui) pra ver a série toda! Caso contrário sofrerão a ira de Poseidon... Brincadeirinha. Ou não.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça três blogueiras felizes com uma comentada só!